Revisão Suspensão

O QUE É REVISÃO DO CARRO?

Fazer a revisão do carro é uma tarefa essencial para rodar tranquilo e não sofrer com imprevistos na estrada. Já imaginou atrapalhar uma viagem em família por causa de um problema mecânico que poderia ter sido previsto?

Como o automóvel é um meio de transporte que está exposto a vários agentes, como as condições do tempo e das estradas, além do próprio desgaste das peças, ele precisa periodicamente passar por uma revisão. Para evitar situações desse tipo, é sempre importante levar o veículo a uma oficina para checagem de vários itens. Veja, a seguir, pontos cruciais sobre a revisão do carro, como tempo entre uma e outra, componentes que devem ser verificados e outros detalhes.

QUAIS ITENS DEVEM SER VERIFICADOS?

De modo geral, uma revisão abrange todos os sistemas do carro. Nesse sentido, devem ser verificados o motor, a embreagem, os freios, o câmbio, a suspensão, os fios e os cabos elétricos, a bateria, os pneus, o ar-condicionado entre outros itens.

QUANDO DEVO FAZER A REVISÃO DO CARRO?

Geralmente, a revisão deve ser feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Contudo, o prazo exato consta no manual do proprietário do veículo, que oferece a palavra final em quase tudo que diz respeito ao modelo em questão.

Vale destacar ainda que, mesmo que o carro fique parado por muito tempo, é necessário fazer a revisão. Isso porque, alguns itens como o óleo do motor, possuem prazo de validade. Já numa situação oposta, em que o veículo possua um uso severo, como os carros de frota ou os automóveis que enfrentam muita poeira e estradas esburacadas, a ida à oficina pode ser antes dos seis meses ou dos 10 mil quilômetros. Caberá ao motorista ficar atento aos sinais de problemas, como a trepidação nos pneus, que é indício da falta de balanceamento.

Solicite informações