Durante o procedimento de geometria, as medidas são feitas em graus e milímetros para verificar a distância entre os eixos, cáster e o câmber de forma que as quatro rodas fiquem perfeitamente alinhadas, formando um retângulo. O uso da geometria é feito porque a suspensão dianteira não é um sistema rígido, por isso, seus pontos de fixação perdem a localização exata, as principais razões da perda de alinhamento são:
A cada troca de pneus;
Quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro;
Quando os pneus apresentarem desgaste da banda de rodagem em forma de escamas;
Quando um pneu tiver maior desgaste que o outro;
Trepidação das rodas dianteiras;
Se existir vibração do carro;
Se o volante estiver duro;
Se o carro tende para os lados quando o motorista larga o volante;
Se o carro desvia e puxa para o lado quando os freios são acionados;
Se o veículo tende para a esquerda ou para a direita;
Em condições normais, a cada 5.000 km (por ocasião do rodízio e balanceamento).