Publicada em 21/05/2018
A bolha no pneu funciona quase como uma bomba-relógio. A diferença é que no caso do veículo, você não sabe quando ela vai estourar. A bolha se dá pelo rompimento da estrutura interna metálica do pneu, que pode acontecer em razão de choques intensos, que alteram a forma tradicional da parte emborrachada do componente.
“Quando isso acontece em um dos pneus do conjunto, há aumento do risco de acidentes, pois há perda de resistência, o que o torna o veículo instável, com possibilidades de rompimento, colocando em risco os passageiros, pedestres e outros veículos”, explica Gerson Burin, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI).
Considerando a gravidade do fenômeno, que pode levar o pneu a um estouro, é recomendável trocar o componente assim que ele apresentar uma bolha. Embora alguns profissionais afirmem que a vulcanização é uma opção para salvá-lo, a malha metálica não pode ser refeita e os riscos se mantém os mesmos. “O ideal é a substituição do pneu avariado, lembrando que adquirir um novo é sempre a alternativa mais segura”, comenta o especialista. Ainda que o pneu esteja novinho, não há remendo que dê jeito. A única solução e deixá-lo bem longe do seu carro.
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Fonte: AutoPapo - https://autopapo.com.br/noticia/bolha-no-pneu-e-bomba-relogio/