Carro parado em quarentena exige cuidados: veja dicas de manutenção

Publicada em 02/04/2020

Em tempos de isolamento social, com orientações claras para que as pessoas não saiam de casa sem necessidade, é preciso lembrar que um carro parado por muito tempo exige alguns cuidados.
No momento, ainda não é possível prever quando a circulação de pessoas e veículos será restabelecida. Até por isso, dependendo do tempo que o veículo ficar sem uso, os cuidados devem ser redobrados.

Limpe o veículo

Vale fazer uma boa limpeza, tanto externa, como interna. Para o interior, um aspirador de pó pode ajudar com tecidos e carpetes. No painel, a higienização pode ser feita com o álcool isopropílico, o mesmo usado para limpar eletrônicos. Se o material não estiver disponível, faça a limpeza com um pouco de detergente neutro.
Não se esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão ao terminar!
Um cuidado adicional é cobrir o veículo com uma capa, para protegê-lo do acúmulo de poeira, e, se ficar em ambientes externos, também do sol e da chuva. Isso deve ser feito com o carro seco, para evitar a formação de manchas na carroceria.
E a capa deve ser de material macio, caso contrário, ela pode provocar riscos na lataria.

Rodas pro ar

Se o carro for ficar parado por meses, é interessante deixá-lo sobre cavaletes. Isso evita que os pneus fiquem deformados, com o contato prolongado com o chão.
Como nem sempre isso é possível, prepare-se para encontrar pneus murchos após a quarentena do veículo. Caso haja algum equipamento para fazer a calibragem em casa, mantenha os pneus sempre cheios, de acordo com as especificações do fabricante.
Depois do segundo mês parado, o carro pode ficar com os pneus murchos e "quadrados", causando um desconforto na rodagem. Desta forma, assim que o veículo voltar a rodar, será preciso fazer uma avaliação com um profissional.

Freio de mão solto

Para que os componentes dos freios não grudem, uma recomendação é deixar o freio de mão solto. Nesse caso, obviamente, é preciso apoiar o carro com travas de madeira.

Cuidado com os fluidos

Se o período de quarentena for estendido por mais de 3 meses, é prudente deixar o mínimo de combustível no tanque. Isso porque gasolina e álcool podem estragar no reservatório, e o prejuízo posterior pode ser maior, com o entupimento de bicos e dutos.
Caso o carro parado esteja com o tanque mais cheio, a remoção em casa só é indicada com os equipamentos corretos: uma bomba de sucção e um reservatório próprio para combustível.
Se esse não for o caso, deixe o carro como está, e, quando a rotina for retomada, procure um local adequado para realizar a troca do combustível.
O mesmo vale para o óleo lubrificante, que também tem validade. Quando vencido, ele não conserva suas características originais, daí a importância de ter o líquido novo.


Bateria desconectada

Mesmo com o veículo parado, alguns itens "puxam" carga da bateria. Por isso, quando um dos passos para preparar o carro para a "quarentena" é desconectar os cabos da bateria. Mas essa dica vale para modelos mais antigos, que não tinham tantos módulos eletrônicos.
Nesse caso, é preciso desconectar os soquetes, começando pelo polo negativo, coberto normalmente por uma tampa plástica preta. Em seguida, faça o mesmo com o polo positivo, que costuma ter a tampa vermelha. Nunca encoste nos dois polos ao mesmo tempo.
Em modelos mais novos, vale consultar o manual ou a fabricante, para saber se isso é recomendável.


Fonte: https://g1.globo.com/carros/noticia/2020/04/01/carro-parado-em-quarentena-exige-cuidados-veja-dicas-de-manutencao.ghtml