Como dirigir a noite: 5 dicas para conduzir o veículo com segurança

Publicada em 23/03/2020

Conduzir um veículo é uma atividade que exige responsabilidade e atenção. Principalmente quando as condições da via, do dia e do clima não são das melhores. É o caso de dirigir a noite. Por conta da baixa luminosidade, os motoristas podem ter mais dificuldade para enxergar a pista ou possíveis obstáculos que surjam nela, aumentando os riscos de sofrer uma colisão.

Vale lembrar que acidentes de trânsito, podem ocorrer de diversas maneiras diferentes independentemente do horário do dia, causando muitos prejuízos financeiros e até vítimas. Por isso, não há como falarmos sobre condução do veículo sem mencionar o fator segurança.

A falta de iluminação é um problema sério no momento de dirigir um veículo. Afinal, não é viável dirigir a noite caso você não consiga ter completa visualização da via e seu entorno.

Mesmo que as vias possuam iluminação e os próprios carros tenham faróis para ajudar os motoristas, ainda assim, é surgem diversos pontos cegos quando se dirige no escuro. Por isso e outros motivos, muitas pessoas preferem evitar tirar o carro da garagem ao anoitecer. Mas, para ajudá-lo a superar essa questão, separamos algumas dicas. Confira

.5 Dicas para dirigir a noite com mais tranquilidade

1. Atenção e foco
Em qualquer momento do dia, quando se está dirigindo, é necessário manter a concentração na pista e nos automóveis ao redor. No entanto, ao dirigir a noite, é essencial que isso seja reforçado.Portanto, deve-se sempre seguir as precauções de direção defensiva para evitar ao máximo um acidente. Entre elas, nós podemos citar: manter uma distância maior do veículo da frente, usar pontos de referência, além de se guiar pela própria iluminação no solo.

2. Retrovisores e para-brisas sempre limpos
Em determinadas regiões, o para-brisa e os retrovisores podem ser afetados e acabarem embaçados por conta do sereno noturno. Com isso, é importante que o motorista esteja sempre atento para mantê-los limpos e desembaçados ao dirigir a noite.Muitos veículos possuem recursos próprios para limpar estas partes do carro, garantindo uma boa visão e nitidez que possibilita que o motorista faça apenas movimentos certos nas pista.

3. Não dirija, em hipótese alguma, com sono
Acredite ou não, essa dica não é seguida por boa parte dos motoristas. Embora seja um risco óbvio independentemente do horário do dia, muitas pessoas acreditam que conseguem contornar o sono ao volante. Dessa forma, diversos acidentes são causados nas estradas do Brasil, pois chega a um momento que o corpo não resiste mais e sofre “apagões”.Ao dirigir a noite e sentir sono, o mais recomendado é encostar em algum lugar adequado para descansar. Assim, é possível seguir viagem com segurança posteriormente.

4. Limite de velocidade deve ser respeitado
O respeito com as placas de sinalização, em especial, aquelas que indicam o limite de velocidade, é essencial para a segurança do trânsito. Principalmente ao dirigir a noite, andar em alta velocidade pode aumentar significativamente as chances de sofrer um acidente.Além disso, vale lembrar que ao bater em excesso de velocidade, o motorista pode ficar sem a indenização, pois é considerado que ele assumiu o risco de sofrer um acidente.

5. Lanternas dos faróis ligadas ao dirigir a noite
Como dissemos anteriormente, os faróis do carro servem para ajudar o motorista enxergar a via e, além disso ainda faz com que outros motoristas enxerguem seu automóvel. Ao conduzir com estes recursos apresentando defeitos, o motorista estará correndo um grande risco de sofrer acidente.

Além disso, é proibido rodar com um veículo que esteja com os faróis queimados, estando sujeito à multa e medidas administrativas das autoridades. No entanto, o motorista precisa saber como funciona o uso dos faróis, principalmente o alto, pois em alguns casos ele pode interferir na visibilidade de um automóvel que esteja à frente ou no sentido contrário. 

Fonte: https://blog.minutoseguros.com.br/blog/como-dirigir-a-noite/