Publicada em 24/02/2020
Já demos dicas sobre os amortecedores de carro: partes importantíssimas e bem conhecidas da suspensão, além de indispensáveis para o conforto do motorista e dos passageiros. Hoje vamos falar de mitos que rodeiam amortecedores, e desmenti-los.
Deve-se passar por lombadas na diagonal?
Não. É uma recomendação surpreendente comum, mas esse ato gera forças laterais nas movimentações dos componentes da suspensão. Isso pode dar em folgas excessivas, ruídos, empenamentos, e no pior dos casos, total travamento das peças. Para maior preservação do sistema de suspensão, é recomendado ir com o veículo reto e em baixa velocidade.
Deve-se trocar apenas em 40 mil km rodados?
Embora esse seja o prazo ideal previsto pela maioria dos fabricantes, é preciso levar em contas especificidades da forma como você dirige. Haverá um desgaste maior e mais rápido em carros que tem costume de rodar em vias com condições ruins. E quando se roda muito com o veículo, também é preciso levar em consideração uma manutenção adiantada: levando em conta pessoas que trabalham com isso, como taxistas. Nesses casos, o recomendado é que a revisão seja feita a cada 10.000 km rodados.
Peças recondicionadas são eficientes?
Não. Elas não passam pelo mesmo processo de produção de peças originais, ou seja, podem não ter tanta qualidade nem prover tanta segurança, apresentando pouca eficiência quando comparadas a originais. São peças que recebem poucas melhorias, e uma parte delas apenas estéticas. Também é comum usarem mais lubrificante que o recomendado. Sempre use amortecedores novos e fique atentos a preços muito baixos.
Maresia não afeta amortecedores?
Afeta. A maresia pode dar em oxidação e corrosão em lataria e peças metálicas, o que inclui peças da suspensão. Quando retornar do litoral, o automóvel deve ser lavado o quanto antes: de preferência no mesmo dia. Essa lavagem deve ser feita ou com shampoo automotivo, ou com água e sabão neutro. A parte inferior do veículo também deverá ser lavada.
Peso não interfere com os amortecedores?
Interfere. Mesmo que não haja blindagem, o que coloca um peso considerável no veículo, apenas malas e passageiros já acrescentam um peso constante. Para cada veículo, há um limite de carga específico, e é de suma importância se atentar a ele. Caso passe do limite descrito no manual, além de comprometer a dirigibilidade e conforto, botará todos os passageiros em perigo. Além do mais, procure sempre distribuir o peso por igual no porta malas, evitando que a suspensão fique com uma diferença de altura em cada lado.
Fonte: https://www.abcpneus.net/5-mitos-sobre-amortecedores/