Você sabe trocar o pneu do seu carro?

Publicada em 13/02/2020

Ficou na mão com um pneu furado e quer realizar a troca? Pare no acostamento da estrada ou em uma rua pouco movimentada e siga essas dicas

Sinalize a área

Coloque o triângulo a uma distância mínima de 30 metros do veículo.

Se estiver logo após uma curva, triplique essa distância.

Um passo largo equivale a um metro.

Ligue o pisca-alerta.

Na falta do triângulo, sinalize com galhos de árvore, por exemplo.


Puxe o freio de mão e engate a primeira marcha

Ao soltar um pneu, o carro tende a perder estabilidade. A força que você vai fazer também pode movimentar o veículo. Para ajudar, coloque apoios pesados nas rodas.


Verifique o estado do estepe

É fundamental verificar se o estepe tem condições de assumir o lugar. Afinal, muitos ficam esquecidos por bastante tempo.


Posicione o macaco

Retire a calota e posicione o macaco. O manual traz a identificação correta de onde colocá-lo e ele se encontra, geralmente, junto ao triângulo estampado na lataria.Afrouxe os parafusos

Com o carro no chão, afrouxe as porcas com a chave de roda no sentido anti-horário. Se estiver muito apertado, apoie com os pés e pise, para afrouxá-las, mas não solte completamente.


Acione o macaco para levantar o carro

Acione o macaco, verificando se ele se mantém estável e termine de soltar os parafusos. Deixe um espaço maior, pois o pneu cheio que vai entrar é maior do que o vazio que está saindo.


Retire o pneu e ponha o estepe no eixo

Coloque o novo pneu no eixo e aperte os parafusos. Se o estepe tiver quatro furos, faça o processo de apertar em X. Se tiver cinco, em formato de estrela.


Desça o carro e retire o macaco

Abaixe o macaco, retire-o e aperte os parafusos o máximo que puder.Descarte da forma correta

Jamais deixe o pneu danificado em via pública. Além de poluir, ele pode causar acidentes. Por isso, descarte-o em ecopontos ou leve-os para unidades de reaproveitamento.Os pneus, muitas vezes, podem ser recuperados. Basta levá-los a seu mecânico de confiança!


Fonte: https://blog.nakata.com.br/infografico-troca-de-pneus/