6 cuidados com o carro no verão que são indispensáveis!

Publicada em 27/01/2020

Se você acha que o verão não afeta em nada o seu carro, está muito enganado. Principalmente se tratando do Brasil, com várias regiões que alcançam temperaturas elevadíssimas durante a estação. Pensando no seu bem-estar e na preservação do seu automóvel, nós criamos uma lista de cuidados essenciais para ter com os veículos no verão. Confira!

1 – Evitar danos da maresia
Quando o assunto é maresia, todo mundo já sabe que ela afeta a vida útil de diversos eletrônicos e eletrodomésticos. Mas, já pensou que a maresia pode afetar o seu carro também?Sabemos que em viagens para a praia não há como “afastar o veículo da maresia”. Para prevenir que o seu automóvel apresente qualquer problema, principalmente para aqueles que vão ficar um tempo maior na praia, é indispensável que sejam realizadas revisões antes e depois da viagem.

2 – Investir em painéis refletores
Você vai para a praia com a sua família e amigos, fica horas curtindo o calor na areia e o mar refrescante, mas na hora de voltar para o carro percebe que ele pegou sol o tempo inteiro. Quem nunca teve que entrar na “sauna” que fica o interior do carro, não é verdade?Saiba que, além da desagradável sensação térmica dentro do veículo, a exposição ao sol pode danificar alguns itens internos do automóvel, como a durabilidade do painel de controle e do revestimento. Daí a importância de investir em painéis refletores, pois sabemos que nem sempre é possível achar aquela “vaguinha” na sombra. Logo, os painéis resolvem muito bem esse problema e preservam o seu carro.

3 – Cuidar das borrachas dos vidrosAs borrachas de vedação se desgastam facilmente quando expostas durante muito tempo ao calor extremo e ao clima seco. Por isso, pode ser que após as suas férias de verão, você note que o vento e as gotas de chuva estão entrando pelas janelas do seu carro, mesmo com os vidros “aparentemente” fechados.Para evitar esse desgaste, basta usar películas protetoras nos vidros do seu automóvel. Além de resolver o problema das borrachas, você ainda garante uma temperatura mais agradável dentro do veículo.

4 – Hidratar os estofados de bancos de couroEsse cuidado não se aplica a todos os motoristas, mas se os bancos do seu carro são de couro, então preste atenção neste tópico. O revestimento de couro pode ser prejudicado no verão por causa do calor, que causa o ressecamento do material. Para evitar os danos nos bancos, use produtos à base de silicone ou hidratantes próprios para o couro.

5 – Cuidar o desgaste dos pneusSempre lembramos como é importante ficar atento aos cuidados com os pneus, como a calibragem, a pressão e o desgaste do material. Quanto ao último, saiba que o desgaste dos pneus ocorre muito mais rápido no verão devido a temperatura do asfalto. Então, não há outro remédio: é necessário verificar mais vezes como estão os pneus e levar o carro para uma revisão depois da viagem.

6 – Atenção com o sistema de arrefecimentoO motor também precisa de atenção redobrada no verão. O calor elevado dessa estação faz com que o sistema de arrefecimento tenha que “trabalhar em dobro”.Por isso, revise mais vezes o nível de água do seu radiador e fique atento ao marcador no painel. Uma dica útil é conversar com os profissionais que realizam a revisão do seu automóvel, pois eles sempre podem dar sugestões de como evitar problemas e quais os cuidados necessários!

Outros cuidados
Alguns outros casos também podem acontecer no verão e que merecem a sua atenção. Por exemplo, o filtro do seu ar-condicionado: você sabe se ele está limpo ou sujo? A falta desse cuidado pode fazer com que você e os seus passageiros passem por uma situação inesperada de calor dentro do veículo.


Fonte: https://drscar.com.br/cuidados-com-o-carro-no-verao/