Sistema de suspensão: tudo o que o motorista precisa saber

Publicada em 20/11/2019

O sistema de suspensão de um veículo, à primeira vista, pode parecer algo bem simples. Porém, ao se analisar detalhadamente, é possível perceber que ele é um pouco mais complexo do que se imagina.

Quando se fala de suspensão automotiva, muitos motoristas tendem a se lembrar apenas dos amortecedores e das molas. Mas, na verdade, a suspensão de um carro é muito mais do que isso — ela é composta por um conjunto de componentes e tem influência direta sobre o comportamento do veículo na pista e na segurança.

Além disso, é preciso lembrar que existem vários tipos de suspensão, cada um deles pensado e desenvolvido para veículos com características específicas (levando em conta seu custo final, sua aplicação, dentre outros fatores).

Nesse sentido, é muito importante que o proprietário do veículo tenha um entendimento básico a respeito desse sistema e, também, dos diferentes componentes da suspensão, a fim de saber como proceder na manutenção e como detectar problemas. Para ajudar, preparamos este artigo esclarecendo os principais pontos que você precisa saber sobre sistema de suspensão. Acompanhe! O que é o sistema de suspensão?O sistema de suspensão é um conjunto de componentes que atua em tempo integral ligando o chassi às rodas. Na prática, é esse sistema o responsável por:

manter as rodas do veículo sempre em contato com o solo;reduzir a trepidação e absorver os impactos sofridos pelas rodas ao trafegar por superfícies irregulares;garantir o conforto dos ocupantes de um veículo;proporcionar a estabilidade do veículo, principalmente nas curvas.Esse sistema é composto por diversos elementos flexíveis e móveis, sendo que os principais e mais conhecidos são:

amortecedores;molas;bandejas;barra estabilizadora.Todos esses componentes atuam em conjunto com o mesmo objetivo — que é, basicamente, promover conforto aos passageiros e dar estabilidade e segurança à condução do veículo.

Leia mais em: https://blog.nakata.com.br/estender-500-sistema-de-suspensao-tudo-o-que-o-motorista-precisa-saber/