Publicada em 13/11/2019
Muito
se questiona a respeito da capacidade de um automóvel trafegar por trechos mais
acidentados, o que inclui estrada de chão (terra), principalmente. Além de
alguns outros itens, como suspensão mais elevada e um tanto quanto mais
reforçada, o ideal é que um veículo seja equipado com pneus diferentes para
enfrentar esses terrenos.
Entretanto, em muitos casos
os motoristas costumam utilizar o mesmo veículo tanto em trechos mais
acidentados como em pavimentações em (relativamente e teoricamente) boas condições,
como nos centros urbanos. O fato é que rodar na cidade com um carro equipado
com pneus destinado ao uso em terra pode provocar diminuição na durabilidade
das peças do veículo, prejudicar a estabilidade do carro (comprometendo
diretamente a segurança de todos os ocupantes) e ainda aumentar o consumo de
combustível.
Para unir o útil ao
agradável, muitas fabricantes de pneus começaram a comercializar os pneus de
uso misto, que como o próprio nome indica foi desenvolvido para que um
automóvel possa rodar nos mais diferentes tipos de terreno sem afetar as
condições citadas acima. O pneu de uso misto tem um visual mais parrudo e
consegue garantir um bom desempenho para enfrentar os buracos característicos
nas cidades e também não passar tanta vergonha em trechos com terra, por
exemplo.
O que é pneu de uso misto?
Como citamos anteriormente,
o pneu de uso misto é um tipo de “calçado” para o seu automóvel ideal para ser
usado tanto no asfalto como nas estradas. Esse tipo de pneu é recomendado para
modelos como picapes, sobretudo pelo fato de que os consumidores das novas
gerações de pick-ups estão utilizando esses veículos cada vez mais nas cidades.
Entre os principais
diferenciais em relação a um pneu comum, o pneu de uso misto conta com reforços
laterais, praticamente uma extensão da banda de rodagem, tornando-o mais
robusto e resistente em relação a trechos com pedras ou outros objetos que
possam diminuir a durabilidade do pneu ou ainda fura-lo durante o percurso.
Além disso, o desenho da
banda de rodagem é diferente, sendo praticamente um misto de um pneu
convencional (pneu verde, por exemplo) e de um pneu off-road. Normalmente, os
“blocos” de borracha que compõem o desenho do pneu contam com desenho
assimétrico ou harmônico que faz com que eles tenham uma melhor desenvoltura na
terra e, afora isso, não transmita tanto ruído para a cabine como em
utilitários dotados de pneus off-road, por exemplo, além de não prejudicar
tanto o conforto a bordo.
No entanto, vale destacar que
não é porque você adquiriu uma picape ou um SUV que são calçados com pneus de
uso misto que terá a oportunidade de trafegar com folga em trechos acidentados
como num Troller T4 (que é equipado com pneus verdadeiramente off-road e
oferece uma série de outras características próprias para essas condições).
Tenha em mente que um carro com pneus de uso misto acaba sendo um pouco mais
resistente para circular nas ruas esburacadas (mas sem abusar tanto assim) e
também para enfrentar terrenos com terra, por exemplo.
Quais as vantagens e desvantagens
de um pneu de uso misto?
A principal vantagem de um
pneu de uso misto é o fato de oferecer aos condutores a oportunidade de encarar
os buracos que são figurinhas fáceis nos centros urbanos e ainda enfrentar
trechos mais acidentados em fazendas e outros locais sem pavimentação. Eles são
dotados de uma banda de rodagem mais reforçada, sobretudo nas laterais, e com
desenho diferenciado para que você possa encarar essas condições com certa
folga e aproveitar a capacidade do seu veículo.
A respeito da durabilidade,
um pneu de uso misto costuma apresentar o mesmo tempo de vida útil de um pneu
convencional, ainda mais considerando carros que não costumam ir tanto assim
para a terra, como os crossovers e SUVs.
Dá para dizer que os
modelos de uso misto são praticamente os SUVs dos pneus: contam com atributos
exclusivos para que você saia melhor na condução em trechos esburacados e
também em alguns outros locais com má pavimentação ou terra, mas ainda assim
não é tão robusto como um jipe (no caso os pneus off-road), que foram
projetados verdadeiramente para terrenos com bastante terra e/ou lama.
Por outro lado, apesar dos
esforços dos fabricantes em oferecer níveis de ruído e conforto semelhantes aos
pneus convencionais, a desvantagem é que os pneus de uso misto ainda assim são
mais ruidosos, ainda mais em velocidades mais elevadas, e também provocam uma
ligeira piora no consumo de combustível.
Outra desvantagem que acaba
afetando diretamente no bolso do usuário é o custo desses pneus. Em média, os
pneus de uso misto são oferecidos com preços superiores em mais de 50% em
relação a outros modelos nas mesmas dimensões.
Para efeito de comparação,
o pneu de uso misto Scorpion ATR da Pirelli, de dimensões 265/70 R16, pode ser
encontrado no mercado por R$ 700, enquanto o Pirelli Formula SUV 265/70 R16 tem
preço de R$ 530. Ou seja, para trocar os quatro pneus de um veículo, haveria
uma diferença de R$ 680 entre ambos os modelos de pneu.
Sendo assim, compensa
adquirir pneus de uso misto caso você realmente utilize o seu carro tanto na
cidade como no fora de estrada. Se o seu veículo estiver equipado com pneus de
uso misto e você queira troca-los por pneus convencionais, poderá promover a
substituição sem muitos problemas, mas você precisa saber que esta alteração
irá provocar perda de aderência em estradas de terra, por exemplo.
Pneu de uso misto ou pneu
off road: qual é o melhor?
A resposta é: depende! Um
pneu off road é indicado para SUVs, picapes e jipes que costumam enfrentar
trechos bastante acidentados, com areia, pedra, lama, entre outros. Esse tipo
de pneu conta com sulcos profundos para garantir a tração do veículo mesmo em
terrenos mais “complicados”. Por outro lado, os pneus off-road não entregam um
desempenho tão bom assim no asfalto da cidade, provocando um aumento do ruído,
desconforto, consumo de combustível e também desgaste dos pneus.
Sendo assim, coloque pneus
off road no seu veículo caso você o utilize bastante no fora de estrada. Caso
contrário, a melhor opção são os pneus de uso misto, ainda mais por serem mais
em conta.