Publicada em 11/11/2019
Quando a correia dentada deve ser trocada? Está resposta sempre gera controvérsias, apesar das instruções estarem bem claras no manual do automóvel. Mas, vira e mexe algum espertinho tenta passar um desinformado para trás.
Se o seu automóvel tem correia dentada, aquela de borracha, no lugar da corrente metálica, fique atento há algumas picaretagens que estão rondando a sua manutenção. Por ser de borracha, ela tem duração limitada, mas já tem algumas oficinas e concessionárias argumentando que elas devam ser substituídas aos 20 mil, 30 mil quilômetros. E o que tem de fato é que: se o automóvel roda em regiões de minério, ou de muita terra e muita poeira, pode ser necessária a sua troca na metade da quilometragem prevista. Mas, se o automóvel não roda nessas condições, não há necessidade de abreviar a troca.
A outra maneira de enfiar a mão no bolso do cliente é: se no momento da troca da correia dentada, a oficina insinuar que é necessário também trocar o rolamento. Não existe isso no manual do fabricante. Peça a oficina para te mostrar onde é que está essa recomendação. A correia é de borracha e se desgasta, o rolamento é de aço e dura duas, três, quatro vezes mais do que a correia.
Pode ser necessária a troca do rolamento? Sim, se ele estiver apresentando algum problema. Qualquer mecânico mediamente capacitado é capaz de perceber se o rolamento está em ordem ou se já está próximo de entregar os pontos e pedindo substituição.
Fonte: https://autopapo.com.br/blog-do-boris/quando-a-correia-dentada-deve-ser-trocada/