4 sinais de que seu carro está com problema na caixa de direção

Publicada em 04/11/2019

Atentar-se aos mínimos detalhes quando estiver dirigindo o seu carro é muito importante, ainda mais quando ele apresenta alguns problemas simples de serem identificados. A caixa de direção é responsável por transferir o giro do volante às rodas e esterça-las, por isso, qualquer diferença sentida ao guiar o carro deve ser analisada imediatamente.

Entende-se que a caixa de direção é um item de longa durabilidade, quase o mesmo tempo que a do veículo, mas, para isso, precisa ter alguns cuidados para, dificilmente, apresente algum defeito. A má notícia é: quando os defeitos aparecem, eles costumam ser bem caros e necessitam de um especialista para ajustar com precisão. Um dos sinais que a caixa de direção está com um problema é quando o volante fica com uma vibração incomum, mas iremos dar mais detalhes nos tópicos abaixo.

Quem tem curiosidade em saber o preço de uma caixa de direção nova, a resposta é bastante variável, logo,  difícil de ser precisa. Os preços podem partir de cerca de R$2.450, para um Uno 1.0 com direção hidráulica, para mais de R$8.000 em um modelo Golf, 1.4 com direção elétrica. Se o carro for importado e com direção elétrica, o custo tende a subir ainda mais. Por isso, fica difícil precificar esta peça tão complexa. Para evitar problemas no carro e, principalmente, na caixa de direção, realize manutenções periódicas em seu carro.

Como saber se a caixa de direção esta com problema? Note ruídos…

Em curvas mais acentuadas, caso você esteja esterçando o volante e ouça barulhos e ruídos mais finos, é um indício de que a sua caixa de direção está com problemas e algo precisa ser feito. O volante não pode produzir nenhum tipo de barulho ao realizar essas manobras, ainda mais nos mecanismos mais modernos, como as direções hidráulicas e elétricas. As direções manuais, mais antigas e firmes, com o passar do tempo até podem produzir um barulho devido ao mecanismo mais antigo, mas também é bom fazer uma checagem para garantir que não há nenhum defeito.

Se a caixa de direção está com problemas e as rodas não conseguem ser esterçadas, acidentes graves podem acontecer, tanto com os presentes no carro como em outros veículos que podem estar próximos. Atente-se aos mínimos sinais que o carro possa dar. Isso vai fazer muita diferença tanto nas manutenções preventivas quanto na hora de identificar o problema para o seu mecânico de confiança.

Outros problemas decorrentes dos ruídos podem estar ligados ao desgaste acentuado no componente e nas peças do sistema, como a barra, caixa e terminais de direção. Carros que são usados de forma muito intensa, como os de frotas de empresas, provavelmente irão apresentar alguma irregularidade mais cedo. Mas, nesse caso, geralmente o problema não está na caixa de direção inteira, somente em alguma peça que pode ser reparada de maneira mais simples e com um custo bem menor.


Como saber se a caixa de direção esta com problema? Repare no volante duro e em manobras difíceis

Outro indício bem comum de ser notado quando o carro está com problemas na caixa de direção é percebido ao fazer manobras, devido ao volante duro. Se o volante está muito rígido e você encontra dificuldades para fazer manobras, como uma baliza, é um sinal bem evidente de que há algum problema. Esse é um sinal mais forte quando o volante é hidráulico ou elétrico, pois são tipos de direções mais macias e que possibilitam que as manobras sejam mais fáceis e com menos  esforços. Dificuldades para fazer manobras não podem passar despercebidas, por isso, atente-se.

É importante que o carro seja levado a um mecânico de confiança para analisar o problema, pois, como dito anteriormente, é uma peça que está envolvida diretamente com a segurança do carro. Autorizadas e concessionárias são os lugares mais indicados para reparar esse tipo de problema.

Um barulho ou dificuldade para manobrar o carro pode ser confundido com um problema na junta homocinética, que serve exatamente para que o carro possa se movimentar com as rodas viradas. A junta também é responsável por fazer a ligação entre o semieixo do carro e o cubo das rodas.


Volante vibrando também pode ser um sinal de problemas na caixa de direção

Demos algumas explicações sobre os problemas com as vibrações do volante neste texto aqui, mas é bom atentar-se que a caixa de direção com problema também pode estar influenciando nessas tremedeiras. No entanto, além da caixa de direção, outras suposições podem aparecer, como: carro sem alinhamento ou balanceamento, pneus com pouca calibragem, freios com problema, entre outros. O sinal da vibração no volante é bem grave e não pode passar sem uma consulta de algum especialista. Até mesmo o coxim do motor pode indicar vibrações no volante ou ruídos estranhos.

Porém, o coxim do motor apresenta mais variações de problemas. Um exemplo claro é quando o carro está parado em um farol ou no trânsito e, ao arrancar, o carro emite um barulho muito forte. O coxim do motor ou do câmbio pode estar desgastado e necessitando reparos urgentes.



Defeito mais comum: caixa de direção sem assistência

Caixa de direção sem assistência é mais conhecida como folga nas engrenagens, gerada pelo esforço empreendido nas peças. Esse não é um problema tão grave na caixa de direção, visto que uma ida à oficina para ajustar os componentes pode resolver os problemas em pouquíssimo tempo.

No entanto, um especialista também precisa ser chamado para resolução desse caso. Mesmo sendo mais simples, não é qualquer pessoa que está apta para mexer na caixa de direção. Em alguns casos, mesmo quando somente uma peça apresenta defeito, o sistema precisa ser desmontado em sua totalidade, por isso, na hora da remontagem é preciso que tudo seja feito corretamente para não ocasionar problemas. A mão de obra desse tipo de serviço costuma não ser muito barata, pois não é qualquer profissional que se arriscar a mexer na caixa de direção de veículos, ainda mais os importados e com peças mais delicadas.


Fonte: https://blog.minutoseguros.com.br/blog/sinais-problema-na-caixa-de-direcao/