3 Cuidados a ter com as velas de ignição

Publicada em 30/10/2019

Que cuidados devemos ter com as velas de ignição?

As velas de ignição do carro são um importante componente para o funcionamento adequado do motor. Vários problemas como dificuldade na partida, excesso de consumo de combustível, perda de potência e falha nas acelerações são decorrentes do mau funcionamento destes dispositivos elétricos que sempre podem apresentar problemas durante sua vida útil.

Para efetuar de forma eficaz a queima da mistura ar-combustível na câmara de combustão, a vela de ignição do carro precisa de um, dois, três ou quatro eletrodos-massa, produzindo assim uma centelha direcionada para efetuar a explosão.


Mas para que esse processo ocorra de forma a garantir um pleno funcionamento conforme especificado pela empresa fabricante, é necessário manter em dia inspeção das velas de ignição.


Velas de ignição – itens a inspecionar

O desempenho das velas vai varias de acordo com possíveis falhas de motor, injeção ou combustível inadequado. Um dos primeiros itens a ser verificado, especialmente se o objetivo for a troca das velas é o comprimento da rosca da vela.

Um tamanho de rosca menor que o especificado pelo fabricante pode fazer com que a vela efetue uma queima totalmente inadequada da mistura e gerar sedimentação na rosca exposta do cabeçote. Com comprimento muito longo da rosca, a vela pode alterar o movimento da mistura ar-combustível dentro da câmara, gerar resíduos e ainda pode bater contra a cabeça do pistão.


Por fim, uma vela mal assentada (enroscamento) pode provocar perda de compressão. O assentamento pode ser cônico ou por arruela. Na hora de substituir, deve-se seguir as especificações do fabricante e com importante verificação do grau térmico indicado no corpo da vela. Fora das especificações, a vela pode gerar queima inadequada, superaquecer e até perder o eletrodo-massa.


E você, já verificou as velas de ignição do seu carro nas últimas semanas?


Fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/cuidados-com-as-velas-de-ignicao/