Publicada em 28/10/2019
Quem tem um carro sabe: fazer a manutenção preventiva é fundamental para que o veículo esteja sempre em bom estado e apresente o mínimo de problemas possível no decorrer dos anos. Mas, para isso, é necessário saber o que fazer, afinal, na manutenção preventiva há pontos necessários para que o carro permaneça em ótimo estado.
Com a frequência de uso no cotidiano, é natural que algumas peças se desgastem, afinal, a parte mecânica não é infinita. Muitas pessoas têm o hábito de fazer a manutenção veicular quando vão viajar, o que é super importante, mas além da manutenção antes de viajar, a manutenção preventiva é necessária. Manter o carro em perfeito estado não é apenas uma questão técnica ou visual, mas principalmente uma questão de segurança.
É muito importante deixar tudo em ordem com a manutenção preventiva para não agravar os riscos de acidentes. Por exemplo, você se lembra quando foi a última vez que trocou as pastilhas de freio do seu carro? E o óleo, você troca no período indicado? Sem contar manutenções básicas do dia a dia que acabam passando batidas, como a calibragem dos pneus do carro.
Sem contar que ter um carro impecável e que ganhe elogios por onde passa é algo extremamente benéfico numa revenda, por exemplo. Mas nem sempre é isso que acontece, pois as manutenções preventivas passam batidas e muitos detalhes acabam prejudicando o carro, como um risquinho na porta, um amassadinho no para-choque. E, às vezes, não é nem o fato da falta de zelo, e sim a falta de tempo e o desconhecimento de alguns cuidados que precisam ser tomados. Um erro que pode ser fatal, visto que a manutenção preventiva do carro é de suma importância.
Por isso, além de respeitar as leis de trânsito, realizar as manutenções preventivas vai lhe ajudar muito na hora de guiar o carro e, é claro, mantê-lo protegido de eventualidades inesperadas. Vale ressaltar também que a manutenção preventiva pode fazer com que você fique com o carro por muito mais tempo. Atualmente, as pessoas afirmam que os carros se desgastam mais rapidamente, que as peças não são de boa qualidade, que os materiais usados na produção do carro são simples, mas na verdade, a falta de manutenção e cuidado são fatores preponderantes para que o desgaste seja cada vez mais precoce. Se não existe manutenção preventiva, como vai haver maior durabilidade?
Tão importante quanto zelar pelo seu carro e realizar a manutenção preventiva do veículo é fazer um seguro auto e deixá-lo com mais segurança. Existem acontecimentos que não podem serem previstos, como desastres da natureza ou aquela pessoa que está falando no celular enquanto dirige. Por isso, fazer um seguro de carro é a opção que vai garantir que você esteja protegido em qualquer situação.
O que é a manutenção preventiva?
Após entender a importância de realizar uma manutenção preventiva, comece anotando algumas para colocar em prática o quanto antes. Por exemplo: andar com os pneus abaixo da calibragem indicada é um erro que pode prejudicar diversas partes mecânicas do carro. Além disso, não realizar essa manutenção preventiva aumenta o consumo de combustível e você pode gastar até R$600 a mais por ano devido a esses pneus baixos, sem contar, é claro, o gasto mais frequente dos freios e a possibilidade de acidentes devido à instabilidade do carro.
Troca de óleo dentro do tempo é manutenção preventiva básica
Qual foi a última vez que você trocou o óleo do seu carro? Essa troca é fundamental para o funcionamento adequado do motor. Sem o óleo, os problemas podem aparecer com certa frequência e o carro se desgastar mais rapidamente.
E, caso ainda não saiba qual é o momento certo de trocar o óleo no motor, entenda a seguinte hipótese: Se você é daqueles motoristas que rodam pouco, utilizam o carro mais para lazer e não chegam a 1.000 quilômetros por mês – ou algo próximo a isso –, a troca do óleo deve ser realizada a cada 10.000 quilômetros ou a cada ano, dependendo do que chegar primeiro, de acordo com as indicações da maioria das montadoras no momento da compra do carro. Essa manutenção preventiva garante um motor qualificado e uma rodagem tranquila.
Lembre-se, também, de verificar o nível do óleo juntamente com situação do líquido a cada abastecimento. Para essa manutenção preventiva o carro precisa estar numa superfície plana e desligado por pelo menos 5 minutos. Vai garantir a impossibilidade de erros na análise do óleo.
Realize a manutenção preventiva dos freios
Fundamentais no quesito segurança, os freios precisam estar em ordem e as revisões devem ser quase que constantes. Observe sempre a pastilha e o disco do conjunto, analisando se a espessura mínima de segurança, que é determinada pelo fabricante, foi atingida. Isso é muito importante e vai lhe dar um bom parecer de trocas.
Uma pastilha gasta perde contato com o disco, aumentando o tempo da frenagem. Esse problema em uma estrada e em alta velocidade pode ser gravíssimo. Um disco quando se desgasta também prejudica a frenagem, além de causar vibrações no carro, dificultando seu controle e estabilidade.
Fonte: https://www.minutoseguros.com.br/blog/manutencao-preventiva-evitar-problemas-com-automovel/