Carro não pega: entenda os principais problemas e defeitos

Publicada em 26/09/2019

Ter um veículo é algo fundamental na vida de muita gente. Seja para quem usa a trabalho, diariamente, ou só nos finais de semana, o carro torna-se insubstituível para ir aonde quiser. Entretanto, não há nada mais frustrante do que precisar utilizá-lo e ele não funcionar.


O funcionamento da parte mecânica é algo complexo e, por conta disso, ela deve receber os devidos cuidados. Ainda assim, existem vários itens que podem ajudar o motorista a identificar um possível defeito quando o carro não pega. Por isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber sobre os principais problemas e como identificá-los para não ficar na mão. Confira!


O funcionamento do motor

Antes de conhecer os possíveis problemas que podem causar uma falha na tentativa de ligar o carro, é importante que você entenda o que acontece no momento em que você gira a chave e aciona o motor.


Para que o carro se mantenha em funcionamento, o motor precisa de três coisas: combustível, oxigênio e calor. Este terceiro é fornecido por meio de uma centelha ou faísca, gerada no momento da partida.


A soma desses três itens resulta na combustão que passa a movimentar os pistões e é realimentada com combustível.


Porém, com a falha de qualquer mecanismo responsável por algum desses três itens, o carro não pega. Veja, a seguir, algumas dicas para identificar o problema.


Itens a serem verificados

O carro é uma máquina projetada para que seja possível realizar certos tipos de manutenção. Por isso, ele também indica alguns possíveis problemas. É por aí que você deve começar.


Painel e combustível

Como item fundamental para o funcionamento do motor, o combustível deve receber atenção constante do motorista. Verifique no painel se o nível é suficiente. Jamais deixe seu carro totalmente sem combustível, pois isso pode danificar seriamente a parte mecânica, além de ser uma infração de trânsito.

O painel também pode alertar sobre outros fatores como superaquecimento ou caso sua chave codificada não tenha sido identificada, algo que pode ser resolvido retirando-a e inserindo-a novamente.


Bateria

Um carro sem bateria não será capaz de dar a partida. Por isso, é fundamental estar sempre atento a falhas elétricas no seu veículo. Caso um comportamento estranho ocorra, é bom verificar se a bateria não está no fim da vida útil e fazer a substituição.


Quando o carro não liga, você pode também verificar se o painel está acendendo ao girar a chave. Isso pode significar alguma complicação na bateria.


Interruptor da ignição

Essa peça é parte do sistema de partida, ou ignição, do carro. Em caso de queima, o carro simplesmente não liga. Uma forma simples de testar seu funcionamento é verificar se um ruído ocorre quando você gira a chave. Caso esse ruído não ocorra, pode ser que o interruptor tenha queimado.


Velas de ignição

Se tudo parece normal e, ainda assim, seu carro não liga, o problema pode ser nas velas de ignição. O excesso de resíduos pode causar o entupimento, impedindo o funcionamento adequado do sistema. O processo de limpeza não é tão complicado, podendo ser feito até mesmo em casa.


Alarmes

Sistemas de alarme instalados por profissionais inexperientes podem acabar danificando a memória do módulo de injeção, interrompendo sua alimentação. Esse defeito faz parte de um grupo muito específico causado por manutenções mal feitas.


Por isso, mantenha sempre em dia as revisões do seu veículo, acompanhando de perto os prazos de validade de itens como óleo e filtros, além de garantir que as peças substituídas sejam de boa qualidade e, é claro, instaladas por um mecânico de confiança.


Dessa forma, você evitará maiores transtornos, além de estar preparado para identificar esses defeitos mais comuns no momento em que o carro não pega.


Cuide bem do seu veículo e ele não deixará você na mão! Quer mais dicas? Então, leia o nosso post veja as diferenças e vantagens do motor elétrico automotivo!

Fonte: https://chiptronic.com.br/blog/carro-nao-pega-entenda-os-principais-problemas-e-defeitos