Dicas para pegar a estrada sem preocupações

Publicada em 18/09/2019

Check-up geral no veículo

Não esqueça de dar aquela revisada geral na caranga.Olhe com atenção o nível do óleo, estado de conservação dos pneus e a altura do facho do farol. Ah, e verifique a presença dos equipamentos obrigatórios (estepe, macaco e triângulo de sinalização, entre outros).

Calibre os pneus

Andar com os pneus na calibragem errada prejudica a dirigibilidade, afeta o consumo de combustível e ainda reduz a durabilidade da borracha. Confira a pressão indicada pelo fabricante (em uma etiqueta presa à lateral da porta do motorista ou no manual) e faça o ajuste correto antes de iniciar a jornada.

Verifique o óleo

Revisar o conjunto mecânico do veículo antes da viagem é fundamental para antecipar possíveis problemas que só serão acusados com o uso contínuo na estrada. Um dos itens a que se deve atentar é o óleo do motor. UOL Carros já te ensinou a verificar quando é hora da troca.

Lave o carro

Há necessidade de lavar o carro antes de pegar a estrada? Sim: além de facilitar a visibilidade, um veículo limpo também elimina qualquer chance de mau funcionamento dos sensores, importantes especialmente em veiculos com tecnologias de condução semiautônoma que precisam de sensores e radares para funcionar bem, como controle de cruzeiro adaptativo e alerta de permanência em faixas. 

Leia o manual

Algumas falhas podem ser esclarecidas com o simples hábito de ler o manual. Ele traz informações importantes para o dia a dia e até dicas para solucionar pequenos problemas. Infelizmente, segundo levantamento informal dos fabricantes, nove em cada 10 donos de automóveis jamais tocaram no manual. Acredite: ele ensina como desatolar, economizar combustível, dirigir com segurança, enfrentar trechos alagados e até lavar o carro sem manchar a pintura.

Planeje sua viagem

Com trânsito ou sem, há formas de tornar qualquer viagem mais tranquila. Uma delas é ter alguns aplicativos no celular, tanto aqueles voltados a entretenimento quanto outros mais úteis na hora de traçar rotas e planejar a viagem. Tem um copiloto para te ajudar? Clique em "Leia mais" e veja estes seis apps que podem facilitar sua jornada.

Farol de neblina, só quando necessário

Não ligue os faróis de neblina sem necessidade. O CTB informa que sua utilização é permitida apenas para neblina, chuva muito forte ou cerração, como complemento à luz de posição. E só. A utilização do equipamento fora destas condições (na cidade ou rodovia para ampliar a visibilidade) atrapalha aos demais motoristas e pedestres. Também é infração grave, com cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23. E não se esqueça: andar nas estradas pelo menos com farol baixo agora é obrigatório em qualquer rodovia do Brasil, inclusive durante o dia.

Freios em dia

Muita gente pensa neles só antes de viajar, mesmo usando-os todo santo dia. Porém, todo tipo de sistema pede manutenção para funcionar de forma eficaz, e isso se aplica aos freios, que precisam funcionar em situações de emergência. Até porque parar é tão importante quando acelerar!

Acomode bem seu pet

Não se esqueça: transportar animais soltos nos bancos, no colo de alguém ou mesmo com a cabeça para fora da janela é prática proibida pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Só vale carregá-los com equipamentos próprios de segurança, como cadeirinha, caixa de transporte ou cinto de segurança específicos, sempre em tamanho adequado ao porte do pet.

Tudo no lugar certo

Se você não vê problema em deixar bagagem solta no interior, saiba que o hábito é perigoso, pode até render multa e até causar ferimentos graves em caso de acidente. Acomode malas, animais e outros objetos da forma correta (e em compartimentos adequados para tal finalidade, se for o caso). Assim você pode viajar de forma segura e sem preocupação.


Fonte: https://www.uol.com.br/carros/listas/viagem-sem-sustos-veja-dicas-para-pegar-a-estrada-sem-preocupacoes.htm