Saiba quais itens checar antes de viajar

Publicada em 09/09/2019

Antes de cair na estrada, nada melhor do que conferir se o carro está em boas condições de uso.

Fazer a manutenção evita acidentes, multas, gastos não programados e garante uma viagem tranquila. Confira quais itens merecem mais atenção:

Pneus: Pneus carecas são grandes causadores de acidente. Desgastados, eles perdem a aderência, aumentando o risco de aquaplanagem. Observe o marcador, se estiver no mesmo nível da superfície do pneu, significa que é hora de realizar a troca. Inclua o estepe na inspeção e se estiver com bolhas deve ser substituído, pois há risco de explosão. Os quatro pneus, mais o estepe precisam estar calibrados.

Fluidos: Se o prazo de troca do líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão,  estiverem próximos, é bom adiantá-los. O mesmo vale para o fluido de freio, direção hidráulica e embreagem. Assim como o nível do combustível do reservatório de partida a frio. Principalmente, em viagens longas, o motor do carro é submetido a um esforço maior e, possivelmente, terá um consumo maior.

Velas e cabos: Qualquer falha nesse sistema pode comprometer a vida útil de outros componentes, por isso, é aconselhável examinar as velas a cada 10 mil quilômetros rodados e os cabos a cada 50 mil quilômetros.

Itens de segurança: É essencial ver se o kit de emergência composto por triângulo de sinalização, macaco para a troca de pneus e chave de roda. Eles são itens básicos de segurança e ajudam a preservar vidas.

Limpador de para-brisas: Limpadores e desembaçadores devem ser verificados, pois as palhetas podem ficar ressecadas e impedir o escoamento adequado da água. Não deve-se esquecer de conferir o nível do reservatório de limpeza.

Bateria, motor de partida, alternador, lâmpadas e fusíveis do carro merecem atenção, afinal o bom funcionamento desses itens pode prevenir acidentes e evitar multas. Substituir lâmpadas queimadas é rápido e fácil.


Fonte: https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/saiba-quais-itens-checar-antes-de-viajar/