Pneus: A importância de trocar no tempo certo

Publicada em 14/08/2019

Normalmente, os motoristas até sabem da importância dos pneus para o veículo, mas nem sempre dão a devida atenção para esse item tão importante do carro. É justamente isso que os dados estatísticos mostram: a cada 57 segundos acontece um acidente de trânsito no Brasil, sendo que 12% deles são provocados por problemas no veículo. E acredite: muitas dessas falhas podem ser evitadas só com a manutenção em dia, incluindo a troca de pneus carecas.


Quer entender melhor a importância dos pneus e como seu uso inadequado pode trazer consequências ruins? Acompanhe os próximos tópicos para entender tudo sobre o assunto!


A durabilidade dos pneus

Por ser a parte do veículo que tem contato direto com o solo, o pneu é extremamente importante para a estabilidade e o desempenho do carro. Por isso, é essencial encontrar o modelo mais adequado, com as características indicadas para seu tipo de automóvel. Problemas com os pneus podem trazer riscos reais.


Sabia, por exemplo, que a vida útil de um pneu de boa qualidade é de aproximadamente 60 mil quilômetros? Mas é claro que isso não é uma regra, pois o desgaste depende de outros fatores que interferem diretamente no tempo de validade desse componente. É preciso tomar alguns cuidados para que esse período seja prolongado. Para isso você deve:


- ficar atento ao aro e à pressão;

- evitar o excesso de peso;

- seguir o prazo de validade indicado pelo fabricante;

- fazer o balanceamento e o alinhamento sempre que necessário;

- escolher pneus adequados ao tipo de pista em que trafega;

- fazer rodízios a cada 2 meses;

- conduzir o carro de forma preventiva.


Com o tempo, porém, é mais que natural que os pneus fiquem desgastados, precisando ser substituídos. Entenda: mesmo com todos os cuidados, o momento da troca vai chegar. Continuar a rodar com o carro nessas condições pode trazer sérias consequências. Veja no próximo tópico o que pode acontecer!


Os perigos dos pneus carecas

Como falamos rapidamente na introdução, nem sempre a devida atenção é dada a esse componente tão importante do veículo. O que os motoristas precisam ter em mente, no entanto, é que a falta de cuidados nesse caso pode trazer muitos problemas, inclusive risco de morte! Conheça agora os principais perigos que os pneus carecas apresentam!


Aquaplanagens

Uma vez que os pneus carecas são mais lisos que os novos, não apresentam aqueles sulcos para escoamento da água, deixando o veículo mais suscetível a deslizamentos. As aquaplanagens ocorrem quando os pneus perdem a aderência ao solo em função de poças de água. Se os pneus estão inadequados para uso, obviamente correm ainda mais riscos de sofrer esse tipo de incidente.


Derrapagens e atolamentos

Os sulcos dos pneus também são responsáveis por oferecer a tração correta em relação ao tipo de pista. Dessa forma, fica mais difícil manter o controle do carro em curvas ou freadas bruscas, podendo desencadear derrapagens e até mesmo capotamentos, causando acidentes. O mesmo acontece em casos de atolamento, quando os pneus deslizam ainda mais.


Tempo maior de frenagem

O poder de desaceleração de pneus em bom estado não é o mesmo que o dos carecas, principalmente em locais de menor atrito. Quando desgastados, a distância necessária para a parada é maior, o que se intensifica em dias de chuva. A diminuição da aderência ao solo impede frenagens rápidas e aumenta consideravelmente os riscos de acidentes, mesmo para motoristas com bons reflexos.


Redução da estabilidade

Os pneus carecas provocam falta de estabilidade na direção. Com eles, irregularidades da pista ficam mais perceptíveis, comprometendo a dirigibilidade. Essa situação aumenta os riscos de perda do controle do veículo e até mesmo de estouro dos pneus, levando a acidentes graves ou mesmo fatais.


Multas

Além de todos os riscos gerados ao patrimônio e à vida, o uso de pneus carecas ainda pode afetar seu bolso de outra forma: com as multas. Afinal, trafegar com veículos nessas condições é uma infração grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, gerando penalidade financeira e somando 5 pontos na carteira de habilitação. Se o estado for crítico, o veículo ainda pode ser apreendido.


A importância de trocar no tempo certo

Agora que você já parou para pensar sobre a importância de manter os pneus em bom estado para evitar perigos, precisa saber qual é o momento certo para realizar a troca. Como perceber que os pneus não estão mais em condições de uso? Já falamos que existe uma média de quilometragem, certo? No entanto, como outros fatores também interferem, é necessário ter atenção e fazer a devida manutenção. Entenda melhor!


Indicadores de desgaste

O primeiro sinal que deve ser avaliado é o indicador de desgaste ou Tread Wear Indicator (TWI), aquelas barras de borracha que ficam entre os sulcos do pneu. Quando essas barras chegam ao limite, é sinal de que está na hora de fazer a substituição.


Deformações

Pneus com bolhas, rasgos ou perfurações devem ser trocados imediatamente! Não existem níveis de segurança para essas situações, ok? Lembre-se de que nesses casos os riscos de os pneus estourarem aumentam. E o mesmo vale para ressecamentos e rachaduras.


Desgastes irregulares

Também é indicado estar atento a um eventual desgaste irregular dos pneus. Para isso, verifique as laterais e veja se encontra algum indício. Isso pode acontecer por falta de alinhamento ou algum outro problema no veículo. É necessário descobrir a causa para saná-la e verificar se está comprometendo a eficácia a ponto de ter que trocar.


Validade

Assim como a maioria dos produtos, os pneus possuem uma data de validade. Dar continuidade ao uso depois do vencimento é inapropriado. Esteja atento a esse prazo e programe a troca quando estiver próximo. Caso não tenha certeza, saiba que o recomendado é trocar a cada 5 anos.


Os pneus são itens de extrema importância para os veículos, já que são eles os responsáveis pelo contato com o solo e a estabilidade da direção. É imprescindível, portanto, dar atenção especial para as condições de uso em que se encontram. Trafegar com pneus carecas é perigoso, trazendo riscos de acidentes e multas. Sem contar que dirigir com pneus novos ou em boas condições permite um melhor desempenho do veículo, além de mais controle e segurança para o motorista.


Fonte: https://blog.racon.com.br/meu-primeiro-carro/pneus-carecas-veja-quais-sao-os-perigos-e-a-importancia-de-troca-los/