O que fazer quando o carro derrapar?

Publicada em 29/07/2019

Ao conduzir um automóvel pelas vias do país, sempre é recomendado que isso seja feito de acordo com as práticas da direção defensiva. Dessa forma, as chances de ocorrer um acidente são reduzidas. No entanto, sempre podem acontecer imprevistos, como o carro derrapar, por exemplo. Portanto, continue lendo para saber o que fazer nesse momento em que o motorista perde o controle da direção.

Para recuperar o controle da direção quando o carro derrapar, a primeira ação recomendada a se fazer é reduzir a velocidade. Isso deve ser feito retirando o pé do pedal do acelerador lentamente. Além disso, o volante deve estar esterçado para o lado de dentro da curva.


As causas mais comuns da derrapagem são por conta da alta velocidade para as condições irregulares dos pneus ou vias. Também é importante destacar que reduzir a velocidade, nesse caso, não é acionar o freio do automóvel. Aliás, realizar esta ação só deixará ainda mais difícil a retomada de controle.


Manter as mãos ao voltante quando o carro derrapar

Essa dica, por mais óbvia que seja, é preciso ser relembrada. Até porque, no momento do desespero, muitos motoristas tomam decisões totalmente contrárias ao que fariam em uma situação de calma e com consciência.


Quando o carro derrapar, o instinto de quem está dirigindo pode ser puxar o freio de mão, colocar a mão sobre o câmbio etc. Mas, manter as mãos no volante vai fazer com que seja mais fácil esterçar o volante, se necessário.


Dirija para onde você quer ir

Por fim, uma dica que talvez seja a mais complicada de seguir no momento de pânico. O comum quando se perde o controle da direção é procurar evitar colidir o automóvel. Por isso, motoristas agem de certa forma para evitar bater o carro em um obstáculo.


Na verdade, a melhor atitude para se fazer é focar para onde você pretende ir. Dessa maneira, não realizará ações desnecessárias que podem acabar confundindo-o ao tentar parar a derrapagem.


Como evitar as derrapagens?

Existem diversos fatores que acabam gerando a derrapagem nas rodas do carro. Ou seja, os pneus em condições precárias, um trecho da via com cascalhos secos, entre outros. O que fará o carro derrapar é estar em uma velocidade superior ao ideal nessas condições.


Portanto, reduzir ao notar que está passando por um trecho de risco é o ideal para evitar esse tipo situação. Mas, não importa qual seja a causa, os passos corretos para retomar o controle são os que foram passados anteriormente.


Fonte: https://www.minutoseguros.com.br/blog/o-que-fazer-quando-carro-derrapar/