Quando trocar o filtro de ar do carro?

Publicada em 23/05/2019

O carro é um patrimônio de alto valor, que exige bastante disciplina e planejamento financeiro para ser adquirido. Então não esqueça: realizar uma boa manutenção preventiva é uma ótima forma de valorizar seu investimento. Para isso, é preciso cuidar de todos detalhes, o que inclui o momento de trocar o filtro de ar do carro. Aliás, você sabe a importância desse equipamento e que cuidados ele demanda? Descubra agora!


Qual é a função do filtro de ar?

Em geral, os filtros são feitos com camadas de papel, que precisam ser substituídas de tempos em tempos, e fibras de algodão, que podem ser limpas e reutilizadas. Com essa composição, o filtro de ar é a principal barreira entre as impurezas do ar e o interior do veículo — o que inclui tanto o motor quanto os próprios ocupantes!


Com o filtro de ar funcionando adequadamente, o motor é poupado de detritos que poderiam chegar à câmara de combustão e, consequentemente, diminuir seu desempenho, ao mesmo tempo em que aumenta o consumo de combustível. Além disso, o filtro ajuda a manter o ar do interior do veículo livre da poluição, podendo, portanto, ser considerado um equipamento de saúde.


Quando trocar o filtro de ar do carro?

A verdade é que não existe uma fórmula 100% eficaz para determinar a durabilidade do filtro de ar. Afinal, essa característica varia de modelo para modelo, bem como de acordo com as condições de uso de cada veículo. Quem circula mais na estrada, por exemplo, precisa trocar o filtro mais vezes.


Por mais que não exista uma receita, porém, existem sim algumas aproximações úteis. Usando a quilometragem como parâmetro, por exemplo, é preciso trocar os filtros do carro a cada 10 mil quilômetros rodados, no caso de ambientes urbanos. Quem circula em zonas sem asfaltamento deve realizar a troca a cada 5 mil quilômetros.


Também é possível usar como base uma média temporal bastante simples: realize a troca completa do filtro de ar do carro ou providencie a limpeza em caso de equipamentos feitos com fibra de algodão a cada 6 meses.


Quais os sinais de desgaste do filtro de ar?

As condições do filtro de ar podem ser verificadas de forma visual. Para tanto, basta observar a quantidade de impurezas presentes no equipamento. É normal que o filtro não esteja com a aparência limpa, já que é feito justamente para reter impurezas. No entanto, o sinal de alerta deve ser ligado se a quantidade de impurezas for realmente excessiva.


O alto consumo de combustível também pode ser um sintoma de filtro de ar saturado, assim como um aumento significativo da temperatura interna. Os ocupantes também podem sentir um nível maior de fumaça no interior do carro em casos de danos graves ao filtro.


Como trocar o filtro de ar do carro?

Antes de mais nada, precisamos alertar que o filtro de ar só pode ser manuseado com o carro desligado há algum tempo, já que esse equipamento retém muito calor e, portanto, pode causar queimaduras.


A substituição é bem simples: abra o capô do carro e localize o filtro. Em geral, ele fica em uma caixa preta, perto do vidro do carro. Com uma chave de fenda, retire os parafusos que vedam a caixa. Em seguida, retire o filtro e o troque por um novo! Ao final da operação, lembre-se de apertar firmemente os parafusos da caixa do filtro de ar. O recipiente precisa estar hermeticamente fechado e livre de rachaduras para que o filtro funcione corretamente.


Viu como é simples trocar o filtro de ar do carro? Compartilhe esse post em suas redes sociais para que seus amigos e familiares também saibam disso!


Fonte: https://blog.rodobens.com.br/quando-trocar-o-filtro-de-ar-do-carro