Carros bem cuidados são mais valorizados na hora da venda

Publicada em 16/05/2019

Cuidar do carro não se resume a fazer a manutenção periódica e estar atento a pequenos problemas. Os motoristas mais exigentes que o digam. A aparência do veículo também merece atenção do condutor, já que a má conservação pode trazer danos. Não ter cuidado com a pintura, por exemplo, pode ocasionar riscos e arranhões na lataria e, se os vidros não estiverem devidamente limpos, podem comprometer a visibilidade e ocasionar acidentes.


Além disso, um carro com a aparência bem cuidada é mais fácil de vender e o proprietário pode até conseguir um valor melhor do que se o veículo estivesse cheio de detalhes na aparência. A estudante Ana Julia Prado, por exemplo, diz que está investindo para poder vender seu carro. "Estou gastando uma grana para deixar o carro apresentável, porque quero vendê-lo e preciso valorizá-lo. Estou arrumando alguns riscos e amassadinhos nas laterais, o que já muda bastante a aparência do veículo e valoriza para quem quer comprar", afirma.


Nas garagens, a lataria do veículo é o que mais atrai os olhares dos compradores, juntamente com os pneus. "Além de ser a roupa do veículo, qualquer manutenção nessas partes tem custo de médio para alto. O aspecto do interior do carro também é importante, mas o exterior exige uma atenção especial", afirma Thiago Facci, proprietário da Estela Veículos.


Seja para não perder dinheiro na hora da venda ou para andar com o carro sempre apresentável, existem alguns cuidados com o veículo que os motoristas podem ter em casa mesmo, utilizando alguns produtos que contribuem para embelezar o carango. Por isso, apresentamos nesta página algumas dicas para melhorar a aparência do seu carro.


Lataria

As ceras automotivas são as principais opções para cuidar da pintura do carro. Além de deixar a lataria mais limpa e brilhantes, as ceras servem como proteção contra arranhões, riscos e possíveis manchas.


Pneus

Para melhorar a aparência dos pneus, existe o chamado "pretinho", uma substância que deixa os pneus mais pretos e livres de sujeira. O "pretinho" não danifica a borracha, e evita que a sujeira se acumule na superfície, deixando-o limpo por mais tempo.


Bancos

Os bancos de tecido têm o aspirador de pó como melhor amigo. O equipamento deve ser usado regularmente, pois isso prolonga a vida útil do tecido dos bancos, além de deixá-los com boa aparência. Mas, se houver muita sujeira impregnada, uma lavagem específica com espuma e água dará conta do recado.


Já para os bancos de couro, após realizar a limpeza, deve-se usar um hidrante para o couro. Desta forma, os bancos ficam protegidos contra ressecamentos e rachaduras, aumentando a vida útil do couro e deixando-o com boa aparência.


Vidros

Os vidros do carro devem sempre estar limpos para não prejudicar a visibilidade do motorista. Para isso, após fazer a lavagem com água, basta borrifar um pouco de solução limpa vidros e passar uma toalha de microfibras em movimentos horizontais e verticais. Caso ainda haja alguns resíduos, é só repetir o processo até que os vidros fiquem sem manchas.


Painel

Após limpar o painel e deixar a superfície seca, é hora de aplicar o silicone. A função dele é dar brilho para as peças de plástico, e alguns ainda contam com proteção contra os raios solares. No entanto, é importante prestar atenção à quantidade aplicada, pois, se exagerar no produto, pode manchar o painel e partes da cabine.


Calotas

Ocorrer leves arranhões e pequenos riscos nas calotas é quase inevitável. Mas, quando elas estiverem bastante arranhadas, é interessante fazer a troca. As calotas novinhas são baratas e deixam o veículo com um aspecto melhor, além de contribuírem para a proteção das rodas.


Tapetes e carpetes

Os tapetes de borracha devem ser limpos com água e sabão, pois desta forma eles mantêm o aspecto de novo. Já os de carpete devem ser limpos com um aspirador de pó e escova úmida. A limpeza dos tapetes é importante pois, se estiverem sujos, prejudicam a estética do veículo e podem até atrapalhar o motorista. Também é importante esperar os tapetes secarem completamente para recolocá-los no veículo, evitando assim o mau cheiro causado pela umidade.


Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2019/05/secoes/classificados/veiculos/1149658-carros-bem-cuidados-sao-mais-valorizados-na-hora-da-venda.html