Tudo sobre pastilhas de freio: como evitar e identificar desgastes?

Publicada em 14/05/2019

Criado no fim do século XIX e presente nos veículos desde a década de 1950, o freio a disco foi uma grande evolução dos automóveis e permitiu frenagens mais seguras e confiáveis. As pastilhas de freio são componentes essenciais desse sistema e, por esse motivo, é preciso ficar atento aos sinais de desgaste.

Ao longo deste texto, você vai conhecer alguns tipos de pastilhas e seus materiais, entenderá como elas funcionam, quando é preciso e como fazer a troca, além de ver que cuidados devem ser tomados para evitar o seu desgaste prematuro. Continue com a gente!

Qual é a função e como funcionam as pastilhas de freio?

As pastilhas de freio têm a função de gerar atrito para desacelerar e parar o veículo. Para isso, elas trabalham em conjunto com o disco de freio — que pode ser de material metálico ou até mesmo de carbono, além de outros materiais. Você se lembra dos freios de bicicleta? As pastilhas funcionam de forma semelhante à das sapatas de freio.


Leia mais em: https://blog.nakata.com.br/tudo-sobre-pastilhas-de-freio-como-evitar-e-identificar-desgastes/?gclid=CjwKCAjwwtTmBRBqEiwA-b6c_-ZLxMMB1pQ8RvZVMVUiZe8OdB0iH6aEQsPPN3RJfWvDSHgOxEv3XhoC1uMQAvD_BwE